top of page
Buscar
  • Foto do escritor Katia Merces

Quais as vantagens quando se tem a cidadania italiana reconhecida?

Atualizado: 24 de ago. de 2018



A obtenção da cidadania italiana  é bastante burocrática e exige uma detalhada comprovação da sua descendência italiana. Correr atrás dos documentos que comprovem que você realmente tem descendência italiana, às vezes, se torna um tormento.  No entanto, os pontos positivos de se ter a dupla nacionalidade, compensam todo o tempo e dinheiro gasto para adquiri-la. Com a dupla cidadania italiana, as fronteiras diminuem e as oportunidades  aumentam, para você e para a sua família, da noite para o dia.


Vantagens de se obter dupla cidadania :


1 –  O passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo.


O passaporte italiano da acesso a 175 (cento setenta e cinco) países sem a necessidade de obtenção de vistos, inclusive para os Estados Undos. Você  sendo também cidadão italiano ira  fazer o check-in alfandegário de forma extremamente rápida, sem visto e sem precisar comprovar se a sua renda é suficiente para passar um período em outro país.


2 – Livre circulação dentro dos países que formam a União Européia.


A União Européia tem como um de seus principais fundamentos a abolição das fronteiras entre os Estados-Membros. Isso significa que a dupla cidadania italiana confere o benefício de circular em qualquer um dos países pertencentes a este tratado sem necessidade de visto ou qualquer burocracia e sem limite de permanência.


3- Trabalhar na Europa


Você poderá buscar emprego tanto na Itália como nos demais países da União Europeia, e também poderá abrir empresas, em apenas 15 minutos, com CNPJ europeu.


4- Estudar na Europa


Quando você tem Cidadania Italiana é muito mais simples estudar em outros países da União Europeia. E mesmo nas universidades pagas, os valores são mais baixos para quem é cidadão.


5 – Votar


Os cidadãos brasileiros com dupla cidadania, italiana e brasileira, podem escolher se votam e, em caso negativo, não haverá nenhuma decorrência jurídica na vida do indivíduo e nem será necessário justificar a ausência na votação ou declarar algo diante de nenhuma instituição pública.


6 – Mudança do estado civil ou residência


Qualquer mudança que afeta o estado civil e a residência do cidadão brasileiro com dupla cidadania deve ser constantemente informada. Caso você esteja na Itália terá que informar ao comune e se estiver no Brasil o consulado italiano.


7 – Os direitos previdenciários


São exclusivos dos italianos – nascidos ou descendentes – que moram regularmente na Itália e o fato de ter a cidadania italiana não atribui em si mesma o direito à previdência no país.


O reconhecimento da obtenção da cidadania não se resume apenas em benefícios, mas também poder voltar as suas origens, conhecer familiares que jamais você pensou que existissem, visitar locais onde os seus antepassados viveram.

Tudo isso, também, é muito emocionante!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page